Hipótese Gaia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hipótese Gaia

Mensagem  Roseli Estrella em Sex Nov 12, 2010 11:57 am

A hipótese Gaia é uma tese criada em 1969 pelo investigador britânico James E. Lovelock, para explicar o fato de todos os seres vivos estarem ligados entre si e com o ambiente físico, levantando a hipótese de que a Terra seria um organismo vivo.

Para ter chegado a essas conclusões, Lovelock, juntamente com a bióloga Lynn Margulis, realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas. Para ele, é a vida na Terra que cria as condições para a sua sobrevivência, e não o contrário, como as outras teorias sugerem.

Segunda a hipótese, a Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela através de mecanismos de retroalimentação. Assim, os fatores bióticos teriam o controle sobre os abióticos, proporcionando as condições ideais de sobrevivência para os seres vivos.

Para Lovalock, “a Terra precisa ser entendida e estudada como um sistema fisiológico fechado, da mesma forma que o médico estuda a interdependência das funções orgânicas do corpo humano”.

O nome "Gaia" é uma homenagem à deusa grega que representava a Terra na mitologia grega. Embora toda a comunidade científica concorde que os organismos influenciam o ambiente físico e por ele são influenciados, a maioria acha que não existe nenhuma forma de comprovar o fato do equilíbrio do planeta ser ajustado de forma tão perfeita pela ação dos organismos.

Embora seja vista com descrédito pela comunidade científica internacional, pois em muitos casos, os processos físicos e químicos passam a ser mais importantes do que os próprios seres vivos, a teoria possui alguns simpatizantes.
[b]
avatar
Roseli Estrella

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/11/2010
Idade : 64
Localização : Santos-Embaré

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum