Trabalho de Geografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trabalho de Geografia

Mensagem  Heloisa 3°B em Sab Nov 13, 2010 4:11 pm

Período Técnico-Científico-Informacional

O meio técnico-científico-informacional é um meio geográfico onde o território inclui
obrigatoriomente ciência, tecnologia, e informação que fazem parte dos afazeres humanos, do cotidiano – são a base técnica da vida social atual. O meio técnico-científico-informacional está na base de todas as formas de utilização do espaço, da mesma forma que participa da criação de novos processos vitais. Os espaços requalificados atendem a interesses dos atores hegemônicos da economia e da sociedade e assim são incorporados plenamente às correntes de globalização. O espaço global é formado de redes desiguais que emaranhadas em diferentes níveis, se sobrepõem. Nos últimos 30 anos a área de telecomunicações tem passado por constantes evoluções. Paralelo a isso, acontece o advento da informática, a disseminação dos micro-computadores que vertiginosamente diminuíram de preço, de tamanho, e aumentam a cada dia a sua capacidade. Essas novas tecnologias trouxeram possibilidades de desenvolvimento de novas mídias digitais - principalmente a imagem e o som, nas suas diversas formas. À tecnologia digital foi incorporada a tecnologia de telefonia, e hoje, assiste-se a era da informação, que já não possui um lugar fixo, pode estar em qualquer lugar, a serviço de qualquer atividade. Sabe-se que, apesar da facilidade do acesso a informação para todos, quem retém os meios de controle dessa informação é quem detém o poder. A informação ganha um valor, antes inexistente, e passa a ser o diferencial no fechamento de grandes negócios locais ou até mundiais (haja visto as negociações das bolsa de valores, que ganharam nos últmos anos um incremento quando da introdução da telemática – um acontecimento na Ásia, por exemplo, pode afetar as bolsas de Nova Yorque).

Fonte:http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/a-geografia-sociedade-globalizada-apocalipse-ambiental.htm


Até que ponto os avanços tecnológicos favorecem ou dificultam a nossa vida em sociedade?

Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem.
Hoje atravessamos um momento em que os profissionais de todas as áreas têm que se manterem em constante aperfeiçoamento se quiser permanecer no mercado de trabalho, pois os avanços tecnológicos são tantos que se ele parar vai acabar desatualizado em poucos meses. Enquanto isso os jovens que nasceram na frente de um computador estão naturalmente familiarizados com tudo e acompanham com facilidade as novidades como é o caso da tecnologia 3G que é usada pela terceira geração de celular, que teve a analógica, que foi a época dos famosos tijolos como eram chamados os telefones, depois veio a digital, com máquinas fotográficas que possibilitam além da fácil comunicação, tirar fotos onde quer que ande como fotos de cobras em lugares de difícil aceso ou então, fotos divertidas de carros ou fotos divertidas de bebês, passeando pelos grandes centros urbanos.
Muitos pais reclamam dos filhos que com os avanços tecnológicos só ficam na frente do computador, mas temos o lado positivo que está no fato de que seu filho não se arrisca tanto na rua, pois para se divertir como sempre gostam de fazer vendo bons filmes, não precisa mais ir ao cinema, assim como para estudar, pois que pode fazer uma pesquisa sem ter de ir a uma biblioteca, seja sobre os animais da Amazônia ou então descobrir o que você não sabia. Hoje tudo isso é feito sem ter de se afastar do lar e enfrentar os riscos com a violência uma vez que está é grande nos dias atuais sendo a vigilância eletrônica mais um grande benefício que os avanços tecnológicos têm proporcionado aos usuários famintos por uma vida mais tranqüila.


A segunda metade do século XX e o início deste século XXI tiveram sua caracterização marcada pela explosão científico-tecnológica que integrou a maioria dos países
A revolução técnico-científica, que adquiriu força a partir do final da Segunda Guerra Mundial e está presente em objetos produzidos como os relógios de quartzo, as calculadoras de bolso, o forno microondas, os microcomputadores, os telefones celulares, etc., provocando inúmeras transformações na sociedade, que vão desde a formação econômica (produção de bens, serviços, e desemprego estrutural), passando pela formação social (o trabalho, o trabalhador e a classe trabalhadora adquiriram outros significados), atingindo a esfera cultural (em que um novo espaço social foi criado – o ciberespaço, também chamado de virtual) local em que ocorrem manifestações culturais de toda natureza, como reuniões, pesquisas, conferências, compras, encontros, bate papos, entre outros tipos de interação.

Fonte:http://www.webartigos.com/articles/34095/1/O-DESAFIO-EDUCACIONAL-E-OS-AVANCOS-TECNOLOGICOS/pagina1.html#ixzz0wuTHv2Lw

Heloisa N° : 11
Mauricio N°: 23
3° B, Manhã

Heloisa 3°B

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum