FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Interagindo com Pedro_Luiz"

Mensagem  Raphael em Sab Nov 20, 2010 3:08 pm

~~Palavras de Pedro Exclamation

"Mas realmente quero chegar no assunto de que teorias sobre maquinas com inteligência artificial já deixaram de ser teorias, hoje já existem robôs com certas inteligências, mas temo que em algum dia, as maquinas podem definitivamente substituir o homem em alguma era mais avançada, pois elas são mais resistentes e com inteligência artificial avançada até podem cuidar delas mesmas, ter capacidade de administrar e assim por diante. Isso talvez pode ser encaixado como um ponto negativo para a evolução da tecnologia.Se as coisas ficassem como estão realmente seria um ponto positivo, pois existem maquinas que substituem algumas tarefas minimas, e até oferecem conforto a nós. Mas a tendência não é essa. O Universo e a evolução são dois fatores inseparáveis."

...Concordo com você, o ser humano não pode ser simplesmente substituído por máquinas, por mais que ela sejam mais resistentes, por exemplo, mas são máquinas, devemos sim usufruir da tecnologia, mas sem se tornar "dependentes" dela.O ideal seria máquinas que trabalhassem em pról da sociedade, como por exemplo limpando ruas, reformando locais,e ajudando quem precisa!

Guilherme Garcia - N° 13
Raphael de Moura - N° 29
3° D
Basketball

Raphael

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

"Interagindo com Gustavo Henrique"

Mensagem  Raphael em Sab Nov 20, 2010 3:17 pm

~~Palavras de Gustavo

Uma das realidades mais extraordinárias do mundo atual é a velocidade com que são transmitidas informações entre diferentes lugares, quer estejam próximos quer distantes, fazendo deles lugares mundiais. A comunicação e a circulação de informações - dados, idéias ou decisões - ocorrem instantaneamente, no chamado tempo zero. Isso sem falar que essas informações podem chegar, ao mesmo tempo, em vários lugares. Velocidade, instantaneidade e simultaneidade são características do que chamamos de meio técnico-científico informacional.

...Ótimo posicionamento a respeito das transferências de informações, hoje em dia, com a internet, por exemplo, pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós, podem se comunicar em tempo zero conosco, independente do local, se sendo seu vizinho, ou estando a um oceano de distância.Por exemplo, as vídeos conferências conseguem reunir várias pessoas em uma só conversa, podendo ser uma em cada local do mundo.

Guilherme Garcia - N° 13
Raphael de Moura - N° 29
3° D
Basketball

Raphael

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meio Técnico-científico informacional

Mensagem  Vinícius Gomez em Qua Nov 24, 2010 8:15 am


A designição de Meio Técnico-científico-internacional refere-se à mescla de recursos que o homem utiliza, sejam eles naturais, ou tecnológicos, muito usados nos dias de hoje. Por exemplo, o meio técnico-científico informacional é o requisito para a criação das redes técnicas de computadores (concreto), as quais, por meio de seus fluxos, geram o ciberespaço (abstrato). Essa distinção entre concreto e abstrato é apenas um recurso inicial para distinguir fixos de fluxos, pois o ciberespaço é composto, simultaneamente, de elementos concretos e abstratos.

Entendemos o meio técnico-científico informacional como o período em que o homem não utiliza apenas o que a natureza disponibiliza, como no meio natural. Também não é apenas uma mecanização do território, como no meio técnico. Entendemos que as mudanças inferidas no território não são atribuídas apenas a máquinas, por mais modernas que elas sejam. O meio técnico-científico informacional vai além. Assim observou Milton Santos: "Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação".

Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geografia/0017.html

Vinícius Gomez - nº 37
Antônio Carlos - nº 03
3ºD


Última edição por Vinícius Gomez em Qua Nov 24, 2010 8:28 am, editado 1 vez(es)

Vinícius Gomez

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Até que ponto os avanços tecnológicos favorecem ou dificultam a nossa vida em sociedadade?

Mensagem  Vinícius Gomez em Qua Nov 24, 2010 8:27 am

Com a praticidade dos aparelhos tecnológicos, deve-se lembrar de velocidade e simplicidade para conclusão de tarefas, e a aproximação entre pessoas, que é possível pelo meio tecnológico. Um perfeito exemplo seria esta mesagem que vos transcrevo, uma atividade escolar feita por meio da internet, o que promete ser rotina daqui a alguns anos. ´Hoje pode-se saber o que se passa no mundo sem ao menos sair de casa, pode-se trabalhar em casa. Podemos nos comunicar com quem mora longe, com quem desconhecemos, sem falar nos aparelhos atuais, com diversos recursos eletrônicos que facilitam muito a nossa vida. Isso olhando pelo lado bom. Mas, na medida que a tecnologia pode nos antenar e conectar um ao outro, ela também pode nos afastar. Muitas pessoas, por causa disso, deixam de sair de casa, deixam de praticar esportes, ter uma vida saudável, vida comum. Hoje em dia está muito mais cômodo se comunicar pela internet, do que visitar um amigo que se sente saudades, mesmo este morando perto, e a situação só tende a piorar. É neste ponto que a tecnologia nos afasta uns dos outros.

Vinícius Gomez - nº37
Antônio Carlos - nº 03
3ºD

Vinícius Gomez

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Interação com Joyce Bastos e Mônica Gibelli - 3º B - Manhã

Mensagem  Vinícius Gomez em Qua Nov 24, 2010 8:42 am

"Concordo que por nós seres humanos querer tudo demais, somos prejudicados, porque deixamos de se relacionar mais com o mundo para ficar o tempo todo na internet,as vezes deixamos de sair com os amigos,ou almoçar com a família por conta disso.
Mas acho que o avanço tecnológico, veio para somar como todos as outras coisa que vão sendo criadas com o tempo."



Com base no trecho acima, concordamos plenamente com as colegas. A globalização nos deixa sedentários, apesar de tudo. É incrível como a tecnologia nos aproxima de quem está muito longe, mais pode nos afastar de que está bem ao nosso lado. Exclamation

Vinícius Gomez

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Qua Nov 24, 2010 1:12 pm

Joyce e Vinícius, a grande questão é o uso inadequado da internet feito pelas pessoas, que as vezes deixam de viverem suas vidas para compartilhar todos os momentos com uma maquina sem nenhum vestigio de vida, falando com pessoas em relacionamentos que você não sabe se são verdadeiros, falando com uma foto e assim, deixando os seus amigos "reais" de lado, deixando as brincadeiras ou os jogos palpáveis de lado e os passeios na praia, no shopping ou outros lugares para amanhã, sendo que o amanhã nunca vem. As maravilhas modernas são ralmente maravilhas, e se usadas da maneira correta oferece beneficios mil para a sociedade. Com a rede internet é possivel comandar a sua empresa da sua casa, reduzindo gastos e aumentando a produção, a agilidade e os lucros. As pessoas não precisam ir até os tanques medir pressão e temperatura, equipamentos via rede já fazem isso, e quando o tanque esta com pressão/temperatura elevadas o seu readequamento é feito digitalmente, trazendo uma segurança muito maior ao operador e minimizando os custo, maximizando os lucros, e assim vai indo. O uso da rede/internet veio para trazer beneficios que não existiam antigamente, os maleficios são apenas frutos de mal uso da comunidade. e só comentando o trecho "A globalização nos deixa sedentários", imagina quantos carros na rua iriam poluir o ambiente se todas as pessoas que fazem compras online tivessem que se locomover até as lojas? As pessoas ficam sedentárias sim, mais esse é um maleficio no meio de vários beneficios, com a internet, o numero de pessoas nas ruas diminuiu, as pessoas não precisam se deslocar quilometro para ir comprar coisas, na hora da entrega não é só o produto dela que vem com o entregador, são vários de várias pessoas, a pessoa economiza tempo e o ambiente é menos poluido, as ruas ficam mais vazias. Pensando por esse lado a internet pode até ser uma solução, pois enquanto a pessoa ia no shopping comprar o produto, ela compra na internet e gasta o tempo que ela levaria indo comprar fazendo outra coisa! lol!
só pra concluir, Vinícius, amei sua frase "É incrível como a tecnologia nos aproxima de quem está muito longe, mais pode nos afastar de que está bem ao nosso lado", concordo plenamente com ela, e só para acrescentar, isso é um mal que só nós mesmos podemos mudar, e não vai ser de um dia para o outro scratch
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Qua Nov 24, 2010 1:29 pm

Resposta para Raphael e Pedro
Pedro, A maquina já está substituindo o homem, o que antes era preciso 500 funcionários em uma fabrica para toda a linha de produçaõ e exportação, por exemplo, diminuiu para 10 funcionários para operar os softwares das maquinas a distância sendo que a capacidade de produção só cresceu. Antigamente eram necessários vários homens para se levar cargas para os navios, hoje as maquinas fazem todo esse processo sozinhas. As maquinas podem sim substituir os homens, mais saber se vai acontecer é só questão de tempo, só uma coisa, já estamos aqui, estamos evoluindo, temos que continuar, imagina os outros vários beneficios que a tecnologia pode nos proporcionar? evoluções na ciência, descoberta de curas de várias doenças comuns que matam milhares de pessoas e assim vai indo, pense por esse lado, nós já estamos evoluindo, agora não da para parar, só teremos que nos acostumar com os malefícios depois. Sad
Raphael, "O ideal seria máquinas que trabalhassem em pról da sociedade, como por exemplo limpando ruas, reformando locais,e ajudando quem precisa!", imagina quantos empregos seriam perdidos, quantas pessoas ficariam pobres, o lugar das máquinas é nas industrias mesmo, ajudando sua produção e expandindo seu porte, porque se nas industrias elas já acabaram com milhares de empregos que nós só não sentimos isso diretamente por causa do aumento do comércio e porque sempre terá um homem por traz da máquina, para montar e dar manutenção, imagina se elas assumirem esse tipo de trabalho? poderam assumir qualquer um, e isso se tornará uma bola de neve. Se um gari perde o emprego porque as maquinas que cuidão da limpesa dos ambientes agora, aonde ele vai trabalhar? Shocked
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Era digital: o que podemos esperar dos avanços tecnológicos após lançamento do iPad?

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:03 pm

Na última semana, mais um produto inovador foi anunciado e promete revolucionar, ainda mais, o acesso à informação e ao entretenimento. O último lançamento da empresa Apple, com o produto iPad, agrega no mesmo aparelho diversas funções de outros equipamentos tecnológicos como games, computador, tocador de música e vídeo, leitor de livro digital, acesso a web e etc.

1 – Hoje, podemos notar uma crescente quantidade de inovações tecnológicas que nos transmitem informação, entretenimento e conhecimento na palma da nossa mão. Devido a esses fatores, é possível afirmar que vivemos um renascer da era da informação, agora mais individual e personalizada?

Sim. A tecnologia faz parte integral da vida de milhares de pessoas e isso tende a crescer e sofrer adaptações evolutivas, portanto, se alguma vez houve um exemplo de transformação, esse momento não pode ser comparado com que vivemos hoje e essa transição se dá a partir de uma série de fatos e elementos do nosso cotidiano, desde a maneira que adotamos ou as concebemos esses dispositivos, recursos e plataformas até as questões sociais.

avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:04 pm

2 - O lançamento do iPad, aparelho da Apple chega para revolucionar o mercado da informação?

Quando a Apple lançou seu primeiro iPod em outubro de 2001, o mercado já conhecia esse tipo de dispositivo, mas o iPod revolucionou pela maneira que a Apple lidou com essa inovação, primeiro vendendo músicas por 1 dólar, através de uma loja que estava ligada ao dispositivo, depois com um design inovador aliado a uma tecnologia de ponta.

Acredito sim que a façanha da Apple como inovadora, especialmente com relação aos triunfos de design de seus produtos, reconhecidos através do volume de vendas e prêmios ganhos, possa revolucionar o mercado da informação com esse novo “gadget” lançado nessa última semana.

Desde seus primeiros lançamentos, Lisa (inovando com mouse e GUI) e Newton (portátil/reconhecendo escrita manual), a Apple apostou sempre na idéia de reinventar o computador. Seu idealismo é o seu ponto forte, que demonstra muito mais valores artísticos que propósitos comerciais.

avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:05 pm

3 - Os leitores digitais, como o próprio iPad e a kindle, por exemplo, podem em um futuro próximo substituir ou disputar mercado com os livros tradicionais de papel?

iPad, Kindle e outros “leitores” tem um futuro muito promissor, fornecendo novas dimensões que estão sendo exploradas e até parece ser bom demais para ser verdade, entretanto, com o passar do tempo, a maturidade mostra que esse tipo de recurso/objeto/tecnologia vem para somar e não para substituir.

Portanto, eu não acredito nisso. Ler, em um livro, no papel, aquela coisa tradicional não deve acabar, existe até algo romântico por trás disso. Eu acredito que as demandas do “mundo verde”, sem impressões, sem o uso de recursos naturais faça com que isso diminua, mas não vai substituir. Tem espaço para os dois.

4 – Até que ponto o constante número de inovação influencia a comunicação para tornar mais eficiente ou menos eficiente, tendo em vista que muitas dessas inovações ainda são caras e apenas uma pequena parcela da população mundial tem acesso?

Inovações que rompem a lógica de atendimento a uma determinada necessidade fazem com que novos produtos sejam lançados, novas tecnologias sejam inventadas e que produtos, processos e mercados sejam adaptados, isso é obviamente bom. Segundo Clayton Christensen há dois tipos de inovação, as inovações sustentadoras que são aquelas que melhoram o desempenho do produto ou serviço nos atributos mais valorizados pelos clientes; e as Inovações disruptivas são aquelas que provocam uma ruptura no antigo modelo de negócios. Elas normalmente favorecem o aparecimento de novos entrantes. Eu acredito que a Apple faça parte de um grupo de empresas que, assim como o Skype, criam esse tipo de tecnologia e faz com que a comunicação torne-se mais eficiente.

Texto completo em: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/era-digital-o-que-podemos-esperar-dos-avancos-tecnologicos-apos-lancamento-do-ipad/29815/
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

AVANÇOS TECNOLÓGICOS AJUDAM OU PREJUDICAM????

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:10 pm

Ha todo o tempo ,estamos nos deparando com mais conforto e possibilidades ilimitadas provenientes do desenvolvimento da tecnologia;Computadores, máquinas que subistituem o homem , vários objetos que facilitam o dia-a -dia, e até andróides multifuncionais.Mas esta ai a questão ;Será que realmente todos esses avanços não seriam os causadores da nossa própria extinção???Ninguem abre mão de um bom computador , para processar rapidamente calculos e trabalhos que manuscritamente demorariam dias para ficar pronto , e segundos no computador,fora o acesso a internet que agiliza pesquizas, e até mesmo a comunicação,porém esta mantendo escravos cada vez mais jovens, e principalmente em uma época que o computador esta mais acessível a população.Hoje em dia é muito comum encontrar abusos na internet , descriminação, e acabou se tornando mais um meio de propagação do crime organizado.Os avanços tecnologicos são de grande ajuda , mas traz maleficios como qualquer evolução experimental e riscos a nossa própria subexistencia...
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ISSO JÁ EXISTE

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:20 pm

[img][/img]

ISSO JÁ EXISTE


Última edição por Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:33 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tela de LED

Mensagem  Antonio Vinícius em Qui Nov 25, 2010 12:31 pm

avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  vanessa em Qui Nov 25, 2010 2:40 pm

1) “sociedade técnico-científico informacional.”.

A tecnologia vem ganhando espaço na vida e na sociedade, a internet é o maior meio de comunicação do mundo. Hoje em dia praticamente tudo ocorre em volta da internet, envolvendo comunicação, informação, entretenimento, curiosidades, noticias, enfim, sem falar que diversos empregos são gerados. A tecnologia é de extrema importância em empresas, escolas e até mesmo na vida e na formação pessoal de cada cidadão. Hoje em dia, uma grande parcela da população mundial tem acesso à tecnologia e muitas dependem da mesma para trabalhar. É comprovado que o computador é utilizado diariamente pela maioria da população brasileira e mundial. Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. A necessidade de preparo técnico devido à presença marcante da tecnologia em nossas vidas, seja nos shopping centers, nos bancos, nas residências e principalmente nas escolas. Será que todas as pessoas efetivamente, estão preparadas para a implementação da tecnologia na educação?
A tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado).
Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet, onde é preciso estar sempre informados. Mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado do conhecimento escolar é apenas informação, desconectada: conceitos vazios, para serem memorizados e esquecidos. A informação é descartável, justamente por não ter vínculos nem com outras informações, nem com conhecimento, mas, sobretudo, por não termos com ela vínculos emocionais. Podemos concluir resumidamente o que seria tecnologia, como sendo qualquer insumo de produto criado ou então inovado, e que este por sinal tenha seu devido mercado, representado pelas necessidades de utilização no meio em que se encontra.

http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm


2) “Até que ponto os avanços tecnológicos favorecem ou dificultam a nossa vida em sociedade?”.

A Tecnologia é fantástica, pois trouxe avanço muito grande para a sociedade, que nos beneficiou muito, mas temos que tomar cuidado, pois cada ano que passa, uma nova invenção é lançada. Uma desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofrem com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 90 foi, justamente, o desemprego estrutural. O uso de tanta tecnologia em uma indústria, substituindo o homem pela maquina ta deixando muitas pessoas desempregadas.
Os benefícios da tecnologia, é que ela nos da conforto como, não precisar sair de casa para ler uma noticia, substituindo o uso de jornais e revistas ou até mesmo comprar livros que são muito caro, é só pesquisar na internet o livro que você quer e pode baixar-lo. Celulares, netbooks, iphones, leitores digitais e entre outros, transmitem diferentes tipos de informação em qualquer lugar que o usuário precisar facilitando nossa informação e comunicação.
O que é mais saudável, ficar em frente de um computador ou ir a praia caminhar e fazer exercícios?
Claro, sem duvidas é caminhar na praia, praticar um esporte, fazer exercícios, pois ficar em frente ao um computador o dia todo, isso vai prejudicar a saúde, trazendo malefícios para si mesmo, por isso que devemos usar a internet de uma forma correta, para que não ocorram problemas. As crianças também estão envolvidas com os computadores, hoje em dia muitas crianças preferem ficar no computador do que sair para brincar. Os Jogos da internet hoje fazem a rotina das crianças, assim como o msn , orkut , Facebook, etc. Mas é importante lembrar que a infância é uma só, e que não é bom perder nenhum momento para ficar sentado em uma cadeira em frente ao computador. Mãe e pai têm que está sempre atento o que o filho esta fazendo, não deixando pegar vicio pela internet.
A Tecnologia é a maior responsável pelo crescimento das cidades, e dos avanços em pesquisas, mas também gera vários problemas aos trabalhadores, basta saber dosar uma vida com conforto, e uma vida saudável.



Ketlin r. b. n. w. haagen n°:17 3°C
Vanessa Norris nº30 3ºC Very Happy

vanessa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Raquel em Qui Nov 25, 2010 11:17 pm

Sociedade Técnico Científica Informacional

Entende-se o meio técnico-científico informacional como o período em que o homem não utiliza apenas o que a natureza disponibiliza, como no meio natural. Também não é apenas uma mecanização do território, como no meio técnico. Entendemos que as mudanças inferidas no território não são atribuídas apenas a máquinas, por mais modernas que elas sejam. O meio técnico-científico informacional vai além.
O progresso da técnica observado no meio técnico-científico informacional, em conjunto com a compressão espaço/tempo e com o uso das redes pelos agentes capitalistas, modificou a sociedade.
O ciberespaço modifica a sociedade, o trabalho, o lazer e o relacionamento entre as pessoas. Uma reunião de trabalho não necessita de que os presentes estejam em uma mesma sala, pois agora existe a teleconferência. Adolescentes se reúnem para jogar War (jogo da Grow, empresa de brinquedos especializada em jogos de tabuleiro) pela Internet. Provavelmente, eles jogam com pessoas que nem conhecem.
A transição, na década de 1970, do meio técnico para o meio técnico-científico informacional não pode ser vista apenas como desenvolvimento tecnológico.As redes são a condição da globalização e a quintessência do meio técnico-científico informacional. Sua qualidade e quantidade distinguem as regiões e lugares, assegurando aos mais bem dotados uma posição relevante e deixando aos demais uma condição subordinada.São os nós dessas redes que presidem e vigiam as atividades mais características deste nosso mundo globalizado .
O meio técnico-científico informacional, como vimos, modificou e continua modificando o espaço e a sociedade. As redes e, consequentemente, o ciberespaço são uns dos grandes expoentes do meio técnico atual. Por isso, não podem ser desprezados ou ignorados em estudos sobre espaço, trabalho ou lazer.


Prós e contras

Prós:Diante modernas evoluções do mundo atual, podemos dizer que a tecnologia veio para facilitar as tarefas do cotidiano, bem como realizar trabalhos, pesquisas, divulgar, publicar entre outras.
O grande forte da tecnologia é se interagir com as fantásticas inovações, participar e interagir-se junto com a comunidade virtual. As mudanças tecnológicas devem acontecer, para tanto, precisamos está aptos a responder as mudanças tecnológicas.
O computador por sua vez, fornece mecanismos essenciais para o desenvolvimento das atividades. Com tudo, no que se fazem perguntas são encontradas repostas. Viabilizar a tecnologia é compartilhar as mudanças interagindo-se junto a ela.

Contras: Algumas profissões estão a desaparecer, a diminuir de importância, levando ao desemprego permanente de muitos dos seus profissionais.
Utilização irracional de recursos – No comércio eletrónico, a entrega de encomendas por correio, envolve muitas vezes uma embalagem de cartão e plástico muito maior do que no comércio tradicional.
Equipamentos com ciclo de vida curto – os computadores, impressoras, etc., são equipamentos que se tornam rapidamente ultrapassados.

Fonte:http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/geografia/0017.html

Nome: Raquel n°30 3°D

Raquel

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Interagindo com Antonio Vinícius

Mensagem  Raquel em Qui Nov 25, 2010 11:37 pm

Concordo plenamente pois ao mesmo tempo q a tecnologia facilita a nossa vida prejudica-nos é cada cez mais frequente o número de crimes pela internet como pedofia, pornografia e implica uma série de riscos de violação e acesso abusivo a dados confidenciais como senhas de banco e dados pessoais.
E também aumenta o desemprego pois as indústrias substituem a mão de obra do homem por máquinas, robôs visando o lucro.

Raquel n° 30
3°D

Raquel

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Interagindo com Vinicius Gomez

Mensagem  Raquel em Qui Nov 25, 2010 11:52 pm

Concordo pois a tecnologia em alguns casos faz as pessoas se afastarem uma das outras e ficam horas e horas no computador ou até mesmo preferem ficar jogando ou em sites de relacionamento como orkut, facebook , twitter....
Esqueçendo da sua vida social visitar os familiares sair para se divertir com os amigos ou praticar algum esporte.
Com isso, o convivio entre as pessoas com o avanço da tecnologia tende a diminuir.

Raquel n°30
3°D

Raquel

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

E AQUELES QUE NÃO USUFRUEM DELA?COMO FICAM?

Mensagem  PRISCILAA em Sex Nov 26, 2010 3:59 pm

TUDO ISSO PODE SER CONSIDERADO DE CERTO POR TODOS ATUALMENTE,TAL TECNOLOGIA NOS AUXILIA EM TAREFAS BANAIS DO DIA-A-DIA,PORÉM DEVEMOS LEMBRAR QUE NEM TODOS USUFRUEM DA MESMA,TORNANDO OS ASSIM,PESSOAS RETARDÁRIAS,QUANDO SE REFERIMOS A TAL ASSUNTO.ENTÃO COMO AJUDÁ-LAS PARA QUE ACOMPANHEM A TODOS NOS,PROVINDOS DESSA TECNOLOGIA QUE NÃO LIMITA SEUS AVANÇOS.

PRISCILAA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

PARADIGRAMAS E A SOCIEDADE TECNOLOGICA

Mensagem  PRISCILAA em Sex Nov 26, 2010 4:06 pm

A sociedade atual está diante de uma era tecnológica, onde o profissional da educação deve a cada dia se atualizar mais e mais, quebrar aquele velho paradigma que traz consigo durante anos, procurando rever seus conceitos e se capacitar para a aquisição de conhecimento necessário para essa nova sociedade que já está em campo há alguns anos. Sendo que o professor nessa sociedade deve ser capaz de desenvolver bem os seus conteúdos e também manusear bem as ferramentas tecnológicas.

As novas tecnologias devem ser compreendidas como elementos mediadores para a construção de uma nova representação da sociedade. E cabe ressaltar aqui também a importância da formação continuada do professor, pois, se a qual não conseguirá usar essas novas tecnologias.

Portanto, diante de uma sociedade que em cada momento surge uma nova tecnologia, o homem busca acompanhar esse movimento para a sua satisfação material, buscando a cada dia novas formas de tecnologia, sendo assim o ser humano não é um ser acabado, pronto, formatado, mas sim um ser inacabado, que constantemente sofre modificações. Freire afirma que: “A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua inclusão num permanente movimento de busca”. (1999, p. 64).

E perante essa era tecnológica, onde a cada momento surgem novas ferramentas tecnológicas, o professor não pode ficar parado naquele velho paradigma em que atua, o professor deve a cada dia buscar conhecer essas ferramentas e utilizá-las em sala de aula para viver um novo modelo educacional. Sendo que o professor deve a cada momento fazer uma reflexão crítica sobre a sua prática é pensando criticamente a prática de ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.

A prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o que fazer e o pensar sobre o fazer. E diante de uma sociedade tecnológica, o que o professor deve fazer é procurar pensar de que forma utilizar essas tecnologias para o seu bem e procurar mudar seu paradigma e fazer realizações grandiosas em seu ambiente de trabalho para a mudança do atual sistema educacional.

É preciso, portanto, explorar as novas possibilidades que as tecnologias proporcionam e procurar pesquisar qual a melhor forma de se trabalhar essas ferramentas, pois, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. Sendo assim, o professor vai entender que ensinar não é transferir conhecimento e sim criar possibilidades a sua produção ou sua construção. Assim sendo, a mudança de paradigma significa uma mudança de uma maneira de pensar, por outra. Uma revolução, uma transformação. E mediados por essas novas tecnologias as aulas podem ser mais produtivas

PRISCILA AGUSTINHO E JAMILLE-3ºD

www.artigonal.com

PRISCILAA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Seg Nov 29, 2010 12:01 am

concerteza Raquel, as pessoas sempre falam que o desemprego não aumenta pois sempre é necessário um homem para fazer as máquinas, porem a quantidade de homens é menor do que quantidade normal para fazer tudo que a maquina faz e Priscila, as pessoas que não estão acompanhando essa evolução são, de certa forma, felizadas, pois elas vivem melhor, ela vivem. Quem fica o dia inteiro na internet não vive, vegeta, agora a criança carente que sai de bicicleta atraz de pipa ta curtindo a vida, que joga bola, queimada, elas brincam, elas se divertem de verdade, se cançam, não ficam comendo batata frita na frente de um computador, tem mais saude tanto fisica quanto psicológica, elas são felizadas, elas vivem. Tenho saudade do tempo que eu jogava carta, War, banco imobiliário e queimada na rua, e de quando eu empinava pipa e tirava racha de bicicleta, até de quando dava mortal com a bicicleta e caia de cabeça depois de ter freiado em pé na pista, eu me quebrava, mais me divertia e ria
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Antonio Vinícius em Seg Nov 29, 2010 12:04 am

Raquel, sobre sua interação com o vinícius, de certo modo a internet atrapalha sim, mais eu só discordo um pouco com a questão dos familiares, pois ela ajuda com isso, Imagina uma pessoa que foi morar nos EUA por 5 anos, imagina a mãe dessa pessoa! Com a internet ela pode ver seu filho(a) e de certo modo matar a saudade, pois ela sempre o verá pela cam e terá noticias dele. Então quando o familiar esta perto sim,a pessoa deixa de visitar familiares e amigos, e deixa de sair e ir para festas, simplesmente não tem vida social, mais uma coisa se encaixa nos benefícios, ela ameniza a distância de pessoas da mesma família, juntando de certo modo as pessoas
avatar
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 23
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sociedade técnico-científico-informacional

Mensagem  susankenzo em Seg Nov 29, 2010 3:17 pm

Sociedade técnico-científico-informacional


A Revolução Técnico-científico-informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
A característica essencial desses espaços com grande conteúdo técnico-científico é a sua capacidade
de se articular a pontos territoriais das empresas,capazes de emitir e recebe informações estratégicas de todos os tipo-científica,
por isso o geógrafo Milton Santos identificar esses espaços como meio técnico-científico-informacional.
Tendo com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos donos dos meios de produção.
Da mesma forma como participam da criação de novos processos vitais e da produção de novas espécies (animais e vegetais), a ciência e a tecnologia, junto com a informação, estão na própria base da produção, da utilização e do funcionamento do espaço e tendem a constituir o seu substrato.



Susan Lane 3°ano C n°28
Alvaro Henique 3°ano C n°3 What a Face

susankenzo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia gera economia ?

Mensagem  jessica Gonçalves em Seg Nov 29, 2010 3:51 pm

Existe um equilíbrio muito ténue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominamos desemprego estrutural. Um dos países que mais sofrem com este problema é o Japão, sendo que um dos principais motivos para o crescimento da economia deste país ter freado a partir da década de 90 foi, justamente, o desemprego estrutural.


flash(425,350)]http://www.youtube.com/v/RRzCONK1xfw[/flash]


Última edição por jessica Gonçalves em Seg Nov 29, 2010 3:54 pm, editado 1 vez(es)
avatar
jessica Gonçalves

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

observação

Mensagem  jessica Gonçalves em Seg Nov 29, 2010 3:53 pm

Caso alguem saiba ingles esse video e muito bom .. pena que nao tem dublado ou com legendas .. ele fala da tecnologia mudando a economia global Very Happy


avatar
jessica Gonçalves

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Thaís Gomez em Seg Nov 29, 2010 6:36 pm

Significado para a expressão " sociedade técnico-científico informacional"

Uma das realidades mais extraordinárias do mundo atual é a velocidade com que são transmitidas informações entre diferentes lugares, quer estejam próximos quer distantes, fazendo deles lugares mundiais. A comunicação e a circulação de informações - dados, idéias ou decisões - ocorrem instantaneamente, no chamado tempo zero. Isso sem falar que essas informações podem chegar, ao mesmo tempo, em vários lugares. Velocidade, instantaneidade e simultaneidade são características do que chamamos de meio técnico-científico informacional.
A Em 1982, o geógrafo Milton Santos, em seu trabalho intitulado Pensando o Espaço do Homem, já alertava para o fato de que, das múltiplas denominações aplicadas ao nosso tempo, nenhuma é mais expressiva que a de período tecnológico. Dizia ele que a técnica é um intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais remotos e inocentes da História. Mas, ao converter-se num objeto de elaboração científica sofisticada, acabou por subverter as relações do homem com o meio, as relações entre as classes sociais e até mesmo as relações entre as nações.
Para Milton Santos, a ciência, a tecnologia e a informação, hoje, são a base técnica da vida social, ou, em outras palavras, o meio técnico-científico informacional é um meio geográfico no qual o território inclui obrigatoriamente ciência, tecnologia e informação.

Fonte: http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral08.htm


Até que ponto os avanços tecnológicos favorecem ou dificultam a nossa vida em sociedade? Reflita sobre os prós e os contras. Exemplifique
Hoje, já não é tão necessário comprar jornais ou revistas, visitar uma biblioteca ou até mesmo estar na frente de um computador com acesso a internet para buscar alguma informação. Celulares, netbooks, iphones, leitores digitais, smartphones trabalham através de diversas plataformas de suporte como pda, gprs, 3G, acesso wi-fi e transmitem diferentes tipos de informação em qualquer lugar que o usuário precisar. O último lançamento da empresa Apple, com o produto iPad, agrega no mesmo aparelho diversas funções de outros equipamentos tecnológicos como games, computador, tocador de música e vídeo, leitor de livro digital, acesso a web e etc.

Nenhuma tecnologia é boa ou má em si, tudo depende dos objetivos e da ética de quem vai utilizá-las, existem hojes vários beneficios que são ultilizados com os avanços tecnológicos como foi citado hoje a medicina está muito avançada graças as tecnologias hoje podemos descobrir doenças e curas e menos tempo podendo assim ajudar as pessoas, hoje podemos descobrir coisas que em anos passados era impossivel descobrir e tudo que tem hoje no passado era surreal, pessoas nem sonhavam em poder se comunicar com uma pessoa que ta lá na china em poucos segundo e em tempo real, podendo ver a pessoa e falar com ela ao mesmo tempo, a tecnologia favoreceu muito a visão ampla do mundo, pois a cada dia vem aumentando mais e mais, mais como tudo tem dois lados um mal que atinge principalmente os workaholics e adolescentes. Passar muito tempo com o computador, fazê-lo o centro de sua vida é uma atitude que pode parecer muito prática – quem quer pegar fila para pagar aquela conta? – mas em muitos momentos pode sinalizar uma tendência ao isolamento. O convívio social é importante tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Um happy hour com os amigos, um cinema , passear com o cachoro na rua são atitudes saudáveis e que não vão tirá-lo de suas obrigações. O mais importante é manter sempre em mente que o computador é uma ferramenta, pode ser de trabalho ou diversão, mas como toda ferramenta o bom uso é essencial para o bom funcionamento e satisfação dos objetivos do mesmo.

Thaís Goméz nº 32 3ºA
avatar
Thaís Gomez

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/11/2010
Idade : 24

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO DOS 3ºs ANOS A,B,C e D

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum