FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  Admin em Qua Out 13, 2010 8:27 am

Olá pessoal! Smile

Nesse período de recesso escolar, a atividade de vocês será a seguinte:

1º) - Pesquisar (em dupla) e postar aqui um significado para a expressão "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL". É necessário citar a fonte consultada, bem como o nome, o número e a classe dos integrantes da pesquisa.

2º) Responder a seguinte questão (em dupla):
Até que ponto é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza? Reflita sobre os prós e os contras. Exemplifique.

3º) Interagir(individualmente) com outros colegas no fórum (no mínimo duas vezes).

4º) Responder outros questionamentos feitos pelo professor e ou outros participantes do fórum.

5º) Incluir, caso julgue necessário, imagens, videoclipes e músicas pertinentes às discussões.

Bom trabalho a todos!

Prof. Francisco
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

Ver perfil do usuário http://geografiadofrancisco.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sugestão de vídeo

Mensagem  Admin em Seg Nov 01, 2010 11:02 pm

Olá pessoal Exclamation

Para auxiliar nas discussões deste fórum, sugiro que assistam os vídeos abaixo.





Um abraço a todos. Smile
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

Ver perfil do usuário http://geografiadofrancisco.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desenvolvimento Sustentável

Mensagem  Vitor Rodrigues em Qua Nov 10, 2010 10:03 am

"O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. "
Fonte:http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

Até que ponto é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza?
Para mim, como dito pelo professor, acho que desenvolvimento sustentável é a total interação da política/economia de país com a preservação da natureza(meio ambiente).
Acredito que para um bom desenvolvimento sustentável no Brasil seria um espera de longos anos onde deveria existir uma total interação de um bom governo com a população que deve estar muito interessada em preservar seus meios. Pode-se dizer que o que mais ajudaria neste desenvolvimento seriam as novas tecnologias que são auto-renovavéis e não agridem o meio ambiente. Outra forma de ajudar seria descobrir novas formas de substituição de matérias que totalmente necessárias atualmente como o petróleo. Para isso deve-se partir do governo iniciativas que incentivem os estudantes a se aprimorar em áreas de pesquisa e uma educação para as pessoas desde pequenas a entenderem o mundo em que viverão e o que podem fazer para melhorar.
Para que o desenvolvimento sustentável funcione em todo planeta, acredito que deveria existir uma total intervenção da ONU no sistema político de cada país obrigando cada um a se importar com o meio em que vivem. Sem contar com a interação entre si dos países para que isso aconteça.
Assim concluo que o desenvolvimento sustentãvel é uma peça importantíssima para que no futuro possamos viver em um mundo melhor.

Vitor Rodrigues Reis nº35 2°B

Vitor Rodrigues

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

desenvolvimento sustentavel

Mensagem  juliane em Qui Nov 11, 2010 1:32 pm

Desenvolvimento Sustentável?


O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.

juliane silva ramos nº16 2ºb

www.google.com

juliane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

desenvolvimento economico e sobre a natureza

Mensagem  juliane em Qui Nov 11, 2010 1:41 pm

Não dá para conciliar, impossível. Como crescer economicamente sem destruir? A população aumenta indiscriminadamente, precisa se alimentar, precisa de emprego, precisa de conforto, de luxo, de dinheiro. Como ter tudo isso sem destruir?! E convenhamos, nisso o ser humano é "expert". A sede do poder, do ter, é o comando da humanidade. Não vejo saída. Algumas medidas adotadas são apenas paliativas. São destruídas muitas árvores adultas e mesmo que haja reflorestamento, ainda assim elas levam anos para se tornarem adultas. A água potável está cada vez mais rara devida ao alto nível de poluição. E assim vai. Estamos alienados e continuaremos alienados. Só encontramos verdadeiras multidões em época de carnaval e no futebol. No mais, sem protesto e sem exigência. Não deixaremos nada para nossos descendente; apenas o caos e não adianta querermos dourar a pílula. Como a Terra reagirá? Eu já não estarei aqui para ver...

juliane silva ramos nº16 2ºb
site de busca www.google.com
www.wikipedia.com

juliane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  Thainá Gonçalves em Qui Nov 11, 2010 11:06 pm

"DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL".

É o desenvolvimento global capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro incorporando os aspectos de desenvolvimento ambiental.
Fonte: www.wikipedia.org.br e www.wwf.org.br

ATÉ QUE PONTO É POSSIVEL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM PRESERVAÇÃO DA NATUREZA?
Esse é um assunto delicado e relativo. Desenvolvimento econômico é um processo pelo qual a renda nacional real de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. Cada vez mais a natureza vem sido atingida pelo ser humano, o que preocupa.
O desenvolvimento sustentável deve estar ligado à economia de país e com a preservação da natureza, mas não é isso que acontece na verdade. Desenvolvimento preocupa com a geração de riquezas para melhorar a qualidade de vida da população, já o Crescimento não conduz a igualdade nem justiça sociais, apenas ao acumulo de riquezas que se concentram nas mãos de poucos, isto é, de um lado grandes cidades, indústrias, dinheiro, e do outro lixo, poluição e o desmatamento que vem crescendo cada vez mais.
A solução de tudo isso é a conscientização para que possamos levar o desenvolvimento sustentável a sério para um futuro melhor.


Thainá de Siqueira Gonçalves Nº 30 2ºB
avatar
Thainá Gonçalves

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

significado da expressão desenvolvimento sustentavel

Mensagem  marcio soares em Dom Nov 14, 2010 11:19 am

A expressão desenvolvimento sustentável designa uma forma de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente sem prejuízo das gerações vindouras. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável tem como objectivo a melhoria das condições de vida dos indivíduos mas preservando, simultaneamente, o meio envolvente a curto, médio e sobretudo longo prazo. Tal pode ser conseguido através de um tipo de desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

A questão do desenvolvimento sustentável tem merecido forte atenção dos responsáveis da União Europeia, destacando-se a adopção de uma estratégia de desenvolvimento sustentável em 2001 e a sua posterior revisão em 2005. Um dos pontos fulcrais desta estratégia é a integração das questões ambientais na definição e na aplicação de outras políticas económicas e sociais. Para isso, as autoridades públicas são obrigadas a adoptar medidas adequadas que procurem limitar os efeitos negativos sobre o ambiente, melhorar a gestão dos recursos naturais (e nomeadamente o seu consumo), combater a exclusão social e a pobreza na Europa e no Mundo e ainda combater as alterações climáticas e limitar as suas consequências. Very Happy www.encicopledia.com.br

marcio nobrega soares filho
2ºB
N:22


Última edição por marcio soares em Seg Nov 15, 2010 12:04 pm, editado 4 vez(es)
avatar
marcio soares

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/11/2010
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Mensagem  Mariana Barbosa em Seg Nov 15, 2010 9:49 am

COMO SURGIU O CONCEITO

O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais, conhecido como “Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta.

O QUE SIGNIFICA

Desenvolvimento sustentável significa:

“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevêem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.

COMO ATINGIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.

Confunde-se muito desenvolvimento com crescimento econômico. São coisas distintas:

- desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econômicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é involução. É insustentável e está fadado ao insucesso.
- Desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização.

CONSUMO SUSTENTÁVEL

É um modo de consumir capaz de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, como também das futuras gerações. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente: ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais.

Adotar a prática dos três ‘erres’: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R, de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.

FONTE: http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/

Mariana Barbosa N° 24 2°B
avatar
Mariana Barbosa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Mensagem  OLAVO DE SOUZA JUNIOR em Seg Nov 15, 2010 10:18 am

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.
Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.
Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.
Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.
Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.

FONTE: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

OLAVO DE SOUZA JUNIOR

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Minha opinião

Mensagem  OLAVO DE SOUZA JUNIOR em Seg Nov 15, 2010 10:27 am

Para mim o desenvolvimento sustentável é algo distante da sociedade atual, pois no mundo de hoje a sociedade visa apenas o lucro, e não o bem comum. Algumas entidades, como a WWF ajudam esse processo, propondo ações benéficas ao meio ambiente.
Além disso, outras ações que poderiam melhorar esse processo seria a reciclagem e o uso de combustíveis renováveis, esses sendo soluções que poderiam melhorar a relação homem X natureza, onde sempre os dois saem perdendo, pois ambos tem que andar em sintonia.

Por: Olavo de Souza Júnior nº27 2ªB

OLAVO DE SOUZA JUNIOR

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Até que ponto é possivel conciliar desenvolvimento economico com preservação da natureza?

Mensagem  marcio soares em Seg Nov 15, 2010 12:00 pm

Não da pra conciliar,isso é impossivel.Como crescer economicamente sem destruir?Por exemplo:a população vai aumentando precisando de empregos,alimentação e outros.Mas como ter tudo isso sem destruir?não da ne.
Muitas arvores são destruidas,e mesmo que haja reflorestamento, ainda assim elas levam anos para se tornarem adultas.A água potável está cada vez mais rara devida ao alto nível de poluição.Daqui para frente o mundo reagirá sim,mas eu acho que não estarei aqui para ver isso.



marcio nobrega soares filho
2°B
N:22


Última edição por marcio soares em Qui Nov 25, 2010 4:20 pm, editado 1 vez(es)
avatar
marcio soares

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/11/2010
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desenvolvimento Sustentavel

Mensagem  Alexandre93 em Seg Nov 15, 2010 2:53 pm

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

Como conciliar crescimento econômico com preservação da natureza?

Não dá para conciliar, impossível. Como crescer economicamente sem destruir? A população aumenta indiscriminadamente, precisa se alimentar, precisa de emprego, precisa de conforto, de luxo, de dinheiro. Como ter tudo isso sem destruir?! E convenhamos, nisso o ser humano é "expert". A sede do poder, do ter, é o comando da humanidade. Não vejo saída. Algumas medidas adotadas são apenas paliativas. São destruídas muitas árvores adultas e mesmo que haja reflorestamento, ainda assim elas levam anos para se tornarem adultas. A água potável está cada vez mais rara devida ao alto nível de poluição. E assim vai. Estamos alienados e continuaremos alienados.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080104131943AAqbZlX

Alexandre de Azevedo Marques nº01 2ºB

Alexandre93

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desenvolvimento sustentável

Mensagem  Bruna Correa em Seg Nov 15, 2010 6:12 pm

Desenvolvimento sustentável significa:
“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.
Fonte:http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/

Até que ponto é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza?
Bom, acredito que é perfeitamente possível conciliar o desenvolvimento econômico com a natureza, basta se desenvolver economicamente usando os recursos atuais que não impactam o meio ambiente, hoje em dia há muita coisa a disposição de governos que não querem fazer parte da lista dos países que querem matar o planeta.
Aliás...o desenvolvimento econômico é maior para quem se preocupa com o meio ambiente, existem incentivos para quem veste essa camisa, é só começar, é só querer. Desde que o desenvolvimento considere primeiramente a natureza, deste modo o desenvolvimento sustentavel é a saida para crescer com responsabilidade ambiental. Em muitas ocasiões a tecnologia é favoravel, e até impressindeivel, para a defesa ambiental. Exemplo é o trabalho de mapeamento geo-fisico de mananciais feitos com GPS que permite determinar com exatidão onde localizam as nascentes das microbacias e deste modo adotar meditas para preserva-las.

Nome: Bruna Correa dos Santos n°06 2°B
avatar
Bruna Correa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Concordo!

Mensagem  Vitor Rodrigues em Seg Nov 15, 2010 7:14 pm

Bruna Correa escreveu:Desenvolvimento sustentável significa:
“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.

Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.
Fonte:http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/

Até que ponto é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza?
Bom, acredito que é perfeitamente possível conciliar o desenvolvimento econômico com a natureza, basta se desenvolver economicamente usando os recursos atuais que não impactam o meio ambiente, hoje em dia há muita coisa a disposição de governos que não querem fazer parte da lista dos países que querem matar o planeta.
Aliás...o desenvolvimento econômico é maior para quem se preocupa com o meio ambiente, existem incentivos para quem veste essa camisa, é só começar, é só querer. Desde que o desenvolvimento considere primeiramente a natureza, deste modo o desenvolvimento sustentavel é a saida para crescer com responsabilidade ambiental. Em muitas ocasiões a tecnologia é favoravel, e até impressindeivel, para a defesa ambiental. Exemplo é o trabalho de mapeamento geo-fisico de mananciais feitos com GPS que permite determinar com exatidão onde localizam as nascentes das microbacias e deste modo adotar meditas para preserva-las.

Nome: Bruna Correa dos Santos n°06 2°B


Também acredito que é possível sim termos no mundo um desenvolvimento sustentável, como disse a Bruna é só querer!Utilizar novas tecnologias é o meio mais viável e a iniciativa deve vir tanto da população quanto do governo de cada país.

Vitor Rodrigues

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  Bruna Correa em Sex Nov 19, 2010 1:54 pm

Gente...

Achei interessante esse vídeo, pois conscientiza as pessoas, mostrando o que poderá acontecer se nós não ajudarmos a preservação da natureza...
E mostra que, desenvolvimento econômico com preservação da natureza podem caminhar juntos..




Nome: Bruna Correa dos Santos n°06 2°B
avatar
Bruna Correa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  alliene em Dom Nov 28, 2010 12:38 am

Desenvolvimento Sustentável
A expressão desenvolvimento sustentável designa uma forma de desenvolvimento capaz de responder às necessidades do presente sem prejuízo das gerações vindouras. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável tem como objectivo a melhoria das condições de vida dos indivíduos mas preservando, simultaneamente, o meio envolvente a curto, médio e sobretudo longo prazo. Tal pode ser conseguido através de um tipo de desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável.

http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/desenvolvimentosustentavel.htm

Como conciliar crescimento econômico com preservação da natureza?

No meu ponto de vista a preservação ambiental pode colaborar para o crescimento econômico, e vice-versa. Por exemplo, o governo poderia programar políticas de redução de impostos para empresas que usam material reciclável.
Essa é a forma de preservar o meio ambiente.
Sobre economia, os municípios poderiam explorar mais os recursos turísticos e alavancar o orçamento municipal. O Brasil tem de estimular uma agricultura sustentável, o incremento de ferrovias e hidrovias e o uso de energias alternativas como a eólica e a biocombustível. Além dessas medidas, é importante investir em saneamento básico, já que o esgoto sem tratamento é considerado um problema ambiental grave.

Nome: Alliene Figueiredo nº 02 2B


alliene

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

o que significa desenvolvimento sustentavel?

Mensagem  guilherme alves cenra jr em Seg Nov 29, 2010 4:15 pm

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Twisted Evil

nome:guilherme alves cenra
serie:2ºB
n:10

guilherme alves cenra jr

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Até que ponto é possivel conciliar desenvolvimento economico com preservação da natureza?

Mensagem  guilherme alves cenra jr em Seg Nov 29, 2010 4:24 pm

Não dá para conciliar, impossível. Como crescer economicamente sem destruir? A população aumenta indiscriminadamente, precisa se alimentar, precisa de emprego, precisa de conforto, de luxo, de dinheiro. Como ter tudo isso sem destruir?São destruídas muitas árvores adultas e mesmo que haja reflorestamento, ainda assim elas levam anos para se tornarem adultas. A água potável está cada vez mais rara devida ao alto nível de poluição.Em minha opinião o mundo vai mostrar suas reações,mas acho que naum estarei vivo daki há alguns anos. clown





nome:guilherme alves cenra
serie:2b
n:10

guilherme alves cenra jr

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  Andréa em Seg Nov 29, 2010 10:31 pm

Desenvolvimento sustentável significa:

“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.
Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaríamos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, não teremos água nem energia suficiente para atender às nossas necessidades. Cientistas prevêem que os conflitos serão, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais.

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/desenvolvimento-sustentavel/


Até que ponto é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza?

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.

Fonte: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html


Nome: Andréa S. Gois Nº 04 2ºB

Andréa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Desenvolvimento Sustentável

Mensagem  pamellamateus em Seg Nov 29, 2010 10:55 pm

O que é Desenvolvimento Sustentável.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.


O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Pamella Mateus Palmieri. nº28 2ºB
avatar
pamellamateus

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Minha opnião, o que eu entendi sobre o fórum.

Mensagem  pamellamateus em Seg Nov 29, 2010 10:57 pm

Vou ser curta e objetiva, é o país desenvolver-se economicamente, criar parques industriais, fabricar produtos, sem degradar muito o ambiente. é como as empresas que fabricam papel, que tem por obrigação replantar árvores substituindo aquelas que eles derrubam para fazer o referido papel. Como os incentivos para reciclagem de materiais como as garrafas de refrigerante, que soltas no ambiente poluem e degradam. Em resumo e o país se desenvolver de forma que possam aguentar(sustentar), conviver.

Pamella Mateus Palmieri. nº 28 2ºB
avatar
pamellamateus

Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  juliana2b em Ter Nov 30, 2010 9:36 pm

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.


nome: Juliana lopes Quixabeira n°15

juliana2b

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  juliana2b em Ter Nov 30, 2010 9:50 pm

ATÉ QUE PONTO É POSSIVEL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO ECONOMICO COM PRESERVAÇÃO DA NATUREZA?

Uma questão em grande relevo é a necessidade de preservação em países em desenvolvimento, uma vez que as grandes potências já esgotaram seus recursos, degradaram o meio ambiente e poluíram o mundo. Para os países em desenvolvimento não explorar seus recursos significa estagnação econômica, o que seria injusto. Agora que as superpotências já esgotaram seus recursos querem preservar a todo custo os recursos naturais dos outros? Uma dessas tentativas é a questão da internacionalização da Amazônia, francamente defendida pelos Estados Unidos.

juliana lopes quixabeira n°15 2°B

juliana2b

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  lucas gomes2b em Ter Nov 30, 2010 10:07 pm

o Desenvolvimento Sustentável?

O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.


nome: Lucas Gomes Alves n°19 2°B




lucas gomes2b

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  lucas gomes2b em Ter Nov 30, 2010 10:10 pm

ATÉ QUE PONTO É POSSIVEL CONCILIAR DESENVOLVIMENTO ECONOMICO COM PRESERVAÇÃO DA NATUREZA?

Não dá para conciliar, impossível. Como crescer economicamente sem destruir? A população aumenta indiscriminadamente, precisa se alimentar, precisa de emprego, precisa de conforto, de luxo, de dinheiro. Como ter tudo isso sem destruir?! E convenhamos, nisso o ser humano é "expert". A sede do poder, do ter, é o comando da humanidade. Não vejo saída. Algumas medidas adotadas são apenas paliativas. São destruídas muitas árvores adultas e mesmo que haja reflorestamento, ainda assim elas levam anos para se tornarem adultas. A água potável está cada vez mais rara devida ao alto nível de poluição. E assim vai. Estamos alienados e continuaremos alienados. Só encontramos verdadeiras multidões em época de carnaval e no futebol. No mais, sem protesto e sem exigência. Não deixaremos nada para nossos descendente; apenas o caos e não adianta querermos dourar a pílula. Como a Terra reagirá? Eu já não estarei aqui para ver...

lucas gomes2b

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA O 2º B

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum